Moving on, and it's my time. | Bons ventos sempre chegam.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Tocando em frente

Quando alguém comete uma infidelidade, podemos nos sentir traídos, magoados, descartados e nossa autoestima pode despencar direto até o chão. Apesar disso, não devemos jamais permitir que esse alguém nos culpe por seus atos inadequados.

As palavras podem acalmar nossa mente por algum tempo, mas, quando existe uma crise, a mente precisa de ação. Alguma vez você já decidiu fazer alguma coisa, para logo em seguida alguém lhe contar uma história que fez você esquecer tudo o que havia decidido? Deve haver algum processo de eliminação em meu cérebro que é ativado por determinadas informações. Elas apagam todo o meu bom senso. A verdade é que quando eu realmente não quero fazer algo, quando estou com medo de que as coisas não corram da maneira que eu desejo, procuro qualquer desculpa disponível ou plausível para que corra tudo como eu quero. Na hora, eu não faço idéia de que o processo é esse. Só depois de ficar com o coração partido é que sou obrigada a fazer uma reflexão profunda e então percebo o que ocorreu.

Não acredite que essa pessoa irá agir da maneira que você espera ou exige, ou que irá fazer o que promete. Pessoas que prometem e juram que vão fazer algo normalmente estão tentando convencer a si mesma de que pode ou quer fazer o que você quer que ela faça. No instante em que ouvir as palavras "Eu prometo ...", preste atenção e não confie no que está sendo dito. Respire fundo e recue!

O problema todo é que esperamos que alguém faça algo que já sabemos que não fará ou não será capaz de fazer. Exigir que o outra faça algo que queremos, sabendo que tem medo ou está confuso, é uma coisa muito agressiva e cruel para nós mesmos. Você deve observar o que as pessoas fazem, não o que dizem. Elas podem jurar pela própria vida que irão fazer isso ou aquilo, mas fazer continua sendo o que realmente importa,  e não as palavras de juramento.

Muitos entram em relacionamentos com falsas expectativas. Isso acontece quando queremos que as pessoas façam o que queremos que falas façam, apesar de estarem nos indicando claramente que têm outras intenções. Existem momentos em que esperamos que as pessoas sejam capaz de fazer algo que ainda não estão prontas para fazer. Frequentemente, as coisas não correm bem nos relacionamentos porque as pessoas pelas quais nos sentimos atraídas estão seguindo outro caminho, para atingir um outro objetivo. Cada um de nós tenta convencer o outro a trilhar o caminho que escolhemos.

Encontre seu eixo e mantenha-se fime nele e permita que as pessoas trilhem o caminho que escolheram e ame-as assim mesmo. Duas espigas de milho não crescem no mesmo ritmo. Dois botões de rosa não desabrocham no mesmo tempo. Tudo se desenvolve num ritmo próprio. É muito tentador procurar interromper seu próprio crescimento ou insistir com alguém para que acompanhe o seu ritmo. O fundamental é encontrar o seu eixo e manter-se firme. Podemos amar a pessoa que está correndo atrás de nós, mas, se ela resolver andar, é nossa responsabilidade com nós mesmos continuar correndo. A verdade por mais chocante que seja, irá nos poupar muito sofrimento no final.

(Do livro: Enquanto o amor não vem)

Um comentário: