Moving on, and it's my time. | Bons ventos sempre chegam.

terça-feira, 10 de maio de 2011

É difícil, mas é necessário!

Uma faxina geral é uma tarefa bastante difícil, mas necessária. Quanto mais a evitarmos, mais urgente se tornará. Estou falando das velhas feridas e das dores que acumulamos. Isso se relaciona às pessoas com quem ainda estamos zangados ou ressentidos depois de todos esses anos, assim como às coisas que ainda nos atormentam e pelas quais deixamos que outras pessoas nos culpem. O objetivo dessa faxina é aprender a gostar do que temos e abrir espaço para coisas novas. Não gostamos de fazer faxina. Talvez seja isso que adiamos tanto. Sabemos que precisa ser feita, mas não conseguimos arrumar motivação para fazê-la. É isso o que acontece em nossos relacionamentos. Sabemos que existem coisas que precisam ser ditas, feitas ou desfeitas, mas simplesmente não conseguimos arranjar motivação. 

De certa forma, construir um relacionamento é como preparar uma refeição. Você tem que ter os ingredientes certos, na combinação certa, para garantir um bom resultado. Se, ao provar a comida, achar que não está boa, terá que acrescentar alguma coisa na medida certa. Se, depois de tentar muito, não conseguir acertar, é melhor jogar tudo fora e começar de novo, mas você não quer desperdiçar o que tem. Isso raramente funciona nos relacionamentos. Os ingredientes apropriados devem estar presentes no início de um relacionamento. Caso contrário, acrescentar mais coisas depois pode piorar tudo.

Quando os problemas se encontram na raiz do relacionamento, acrescentar alguma coisa é como colocar um band-aid em um câncer. Disfarces não tratam das questões fundamentais de um mau relacionamento. A única forma de consertar um relacionamento amargo é admitir que está faltando algo essencial e dispor-se a descobrir qual é o ingrediente. Devemos rever nossos passos lembrando o que fizemos ou deixamos de fazer. Quando descobrirmos o que está faltando, pode ser que tenhamos de raspar o fundo do tacho e começar de novo.

(Do livro: Enquanto o amor não vem)

Um comentário: